terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Prosa Romantica no Brasil

1. Que obra convencionou-se adotar como o primeiro romance brasileiro?

2. O romance romântico brasileiro tem sua classificação de acordo com sua temática: romance histórico, romance regional, romance indianista e romance urbano. O que caracteriza cada um deles?


3. Qual o principal representante da prosa romântica brasileira?

4. Cite uma obra de cada um dos escritores:
a) Joaquim Manuel de Macedo
b) Visconde de Taunay
c) Bernardo Guimarães
d) Manuel Antonio de Almeida

5. A divisão da obra de José de Alencar se encontra enquadrada em cada um doso grupos de romance. Cite as obras que correspondem ao:
a) romance indianista
b) romance urbano / de costumes
c) romance regionalista
d) romance histórico

6. Assinale a alternativa não-aplicável à poesia romântica:

( ) a) O artista goza de liberdade na metrificação e na distribuição rítmica.

( ) b) O importante é o culto da forma, a arte pela arte.

( ) c) A poesia é primordialmente pessoal, intimista e amorosa.

( ) d) Enfatiza-se a auto-expressão, o subjetivismo, o individualismo.

( ) e) A linguagem do poeta é a mesma do povo: simples, espontânea.

7. No período romântico brasileiro, os aspectos estéticos e os históricos ligaram-se de modo especialmente estreito e original: entre nós, o Romantismo deu expressão à consolidação da independência, à afirmação de uma nova Nação e à busca das raízes históricas e míticas de nossa cultura — características que se encontram amplamente:

( ) a) na poesia de Gonçalves de Magalhães influenciada pela de Gonçalves Dias.

( ) b) nos romances urbanos da primeira fase de Machado de Assis.

( ) c) nos romances de costumes de Joaquim Manuel de Macedo.

( ) d )na lírica confidencial de Álvares de Azevedo e de Casimiro de Abreu.

( ) e) na ficção regionalista e indianista de José de Alencar.


8. Leia o texto abaixo.
................... é um tema dominante na poesia ................... de cunho romântico no Brasil; nela, a mulher é freqüentemente ................... sob o olhar apaixonado do poeta, que usa ................... como termo de comparação capaz de expressar a intensidade dos seus sentimentos.
Assinale a alternativa que preenche adequadamente as lacunas desse texto.
a) O amor — nacionalista — homenageada — a religião
b) A pátria — sentimental — martirizada — o mito
c) O amor — intimista — idealizada — a natureza
d) A infância — histórica — divinizada — a Idade Média
e) A morte — nacionalista — humilhada — a música

9. Em O Guarani, o autor procura valorizar as origens do povo brasileiro e transformar certos personagens em heróis, com traços do caráter do “bom selvagem”: pureza, valentia e brio. Essa tendência é típica do:
a) romance urbano
b) poemas épicos
c) romance regionalista
d) poemas históricos
e) romance indianista

domingo, 10 de janeiro de 2010

Literatura

Portugal: Era Medieval — Primeira Fase: O Trovadorismo (1189 ou 1198 a 1434)

1. Datas

1189 ou 1198: “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga da Guarvaia”, de Paio Soares Taveirós - início do Trovadorismo, primeiro movimento literário português.
1434: nomeação de Fernão Lopes, pelo rei D. Duarte de Avis, para o cargo de “Cronista-Mor do Reino” - início do Humanismo em Portugal.

2. Contexto histórico

Portugal é reconhecido como reino independente em 1143. Quinze anos antes, o Conde Afonso Henriques de Borgonha já havia sido sagrado rei, depois da batalha de S. Mamede, em que lutou pela liberdade do Condado Portucalense e da qual saiu vitorioso. Iniciava-se aí a primeira dinastia portuguesa: a Dinastia de Borgonha.
Essa dinastia tinha origens no sul da França, em Provença, o que explica a grande influência provençal durante a primeira fase da Era Medieval em Portugal. Assim, os costumes e a cultura dessa apresentaram fortes traços provençais, enquanto a estrutura socioeconômica era marcada pelo feudalismo.

3. Características gerais do Trovadorismo

O Trovadorismo desenvolveu-se num período em que a cultura era monopolizada pelo clero católico, detentor máximo do poder político e econômico.
Assim, é natural que a visão de mundo da época fosse marcada pelo teocentrismo — escala de valores determinada a partir dos próprios valores impostos pela religiosidade. Por essa razão, o homem dessa fase medieval privilegiava os bens do espírito, da alma, da vida pós-morte, em detrimento do corpo e da vida carnal, terrena.
Nas artes, houve destaque para o desenvolvimento da música e arquitetura, pois elas serviam ao propósito religioso daquele tempo: a música religiosa podia criar uma atmosfera extraterrena, envolvendo o fiel, e a arquitetura era empregada na construção de catedrais.
Na literatura houve maior desenvolvimento da poesia do que da prosa, pois a poesia apoiava-se na música e isso facilitava sua transmissão oral.

4. Principais manifestações literárias

A principal manifestação literária do Trovadorismo foi a poesia, representada pelas cantigas, que eram composições feitas para serem cantadas ou acompanhadas por instrumento musical.
As cantigas medievais portuguesas eram expressas na chamada “medida velha”, as redondilhas, versos de 5 ou 7 sílabas, de tradição medieval. O idioma empregado era o galaico-português, comum à Galícia e a Portugal. O poeta chamava-se trovador e as cantigas podiam ser líricas ou satíricas. Elas encontram-se reunidas em volumes denominados cancioneiros, dos quais se destacam o Cancioneiro da Ajuda, o Cancioneiro da Vaticana e o Cancioneiro da Biblioteca Nacional de Lisboa.
A prosa medieval apresentou caráter predominantemente documental, o que diminuiu seu valor literário. Apenas um gênero se destacou: as Novelas de Cavalaria, que eram narrativas de feitos heróicos e guerreiros, originadas nas antigas canções de gesta. Em Portugal, apenas as novelas do Ciclo Bretão ou Arturiano, sobre o rei Artur e os cavaleiros da Távola Redonda, deixaram marcas.

5. Projeções do Trovadorismo

O Trovadorismo constituiu a formação da base lírica da literatura em língua portuguesa, com sugestões formais e temáticas; ainda hoje se observa a influência das redondilhas em manifestações poéticas e musicais de cunho popular e folclórico, tanto em Portugal como no Brasil. Além disso, a literatura trovadoresca exerceu forte influência na obra de vários autores da língua, como Almeida Garrett, Gonçalves Dias, Olavo Bilac, Manuel Bandeira, Cecília Meireles e outros.

Gramática

Uso do porque